segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Currículos


Olá,

Não existe uma fórmula mágica para montar o currículo ideal. Porém, tentarei aqui responder (brevemente) algumas das  dúvidas mais comuns:  Sim, você perderá horas redigindo, mudará milhões de vezes o layout e usará os exemplos disponíveis no google (como todos os mortais) na hora de criar e/ou atualizar seu C.V. e, no final desse processo, você Não terá certeza que o fruto de tanto trabalho será apreciado ou mesmo lido pelo recrutador, headhunter, gerente, encarregado...
Antes de mencionar os fatores comuns de um bom currículo, gostaria de destacar os elementos que não podem ser nele encontrados: erros de ortografia e mentiras.
Bons currículos contam um história coerente, descrevem uma carreira: os desafios superados, as metas alcancadas e os conhecimentos adqueridos. Mostre a evolucão de suas responsabilidades! Mas, se você tem mais de 20 anos de  experiência profissional, por exemplo, colocar seu primeiro emprego talvez não venha ao caso. Os recrutadores esperam que profissionais com carreiras consolidadas saibam reconhecer os pontos chaves (momentos decisivos) dela. 

Para os profissionais em início de carreira todas as experiências contam: primeiro emprego de vendedor(a) em shopping, estágios, voluntariado e etc. Mostre o que você aprendeu com cada um desses jobs, por exemplo, como vendedor as palavras-chave são: customer service e buying experience.
Por último, um layout simples e uma indicacão (networking é cada vez mais importante) são os fatores que tornam um currículo quase infalível!

Beijos,
Mari